Bem-vindo/a!

A plataforma Ler em Rede disponibiliza materiais didáticos, em língua portuguesa, que se constituem como percursos autónomos de aprendizagem para os alunos do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), bem como reforço das competências linguísticas e comunicativas de outros aprendentes, adquiridas por outra via ou noutros contextos formativos, visando sobretudo complementar a oferta presencial com uma estrutura em linha e facilmente acessível.Esta plataforma digital destina-se a estudantes do ensino básico e secundário da Rede EPE, como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, para os níveis de proficiência do A1 até ao C1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Esta plataforma digital destina-se a estudantes do ensino básico e secundário da Rede EPE, como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, para os níveis de proficiência do A1 até ao C1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Cada nível de proficiência está subdividido por faixa etária, correspondendo a letra A à faixa dos 8-10 anos; a letra B, à faixa dos 11-14 anos e a letra C, à faixa dos 15-18 anos, num total de 8 subníveis, que são os seguintes:

  • A1A: estudantes dos 8-10 anos
  • A1B: estudantes dos 11-14 anos
  • A2A: estudantes dos 8-10 anos
  • A2B: estudantes dos 11-14 anos
  • B1B: estudantes dos 11-14 anos
  • B1C: estudantes dos 15-18 anos
  • B2C: estudantes dos 15-18 anos
  • C1C: estudantes dos 15-18 anos

Para cada subnível, estão disponíveis fichas didáticas que estão organizadas em 7 temas nucleares comuns aos diversos níveis, com o objetivo de desenvolver as competências de leitura, de compreensão do oral e de escrita, como complemento da oferta presencial do EPE.
Neste sentido, os conteúdos didáticos da plataforma estão organizados em 7 temas nucleares, em cada nível de proficiência, para trabalhar (i) a competência linguística, nos domínios lexical (aquisição e alargamento vocabular), fonológico (no acompanhamento áudio de textos) e sintático (no reforço do conhecimento da língua como sistema); (ii) a competência sociolinguística, pelo contacto que proporcionam com realizações socioculturais do uso da língua portuguesa e (iii) a competência pragmática, através da compreensão ou da produção de atos de fala que contribuam para o domínio do discurso, da coesão textual e da coerência discursiva.

Os 7 temas abordados nas fichas didáticas são os seguintes:

  • Identificação e dados pessoais
  • Vida familiar e social
  • Educação
  • Casa, espaço público e ambiente
  • Tempos livres
  • Meios de transporte e deslocações
  • Higiene e Saúde

A maior parte dos Temas inclui várias sequências didáticas que, na plataforma, são desenvolvidas através de “Fichas de trabalho”.

As “Fichas de trabalho”, em cada sequência didática, estão sempre estruturadas em 3 partes:

  1. Vamos começar (pré-leitura);
  2. Vamos ler (leitura);
  3. Vamos terminar (pós-leitura.

Neste sentido, os conteúdos didáticos da plataforma estão organizados em 7 temas nucleares, em cada nível de proficiência, para trabalhar (i) a competência linguística, nos domínios lexical (aquisição e alargamento vocabular), fonológico (no acompanhamento áudio de textos) e sintático (no reforço do conhecimento da língua como sistema); (ii) a competência sociolinguística, pelo contacto que proporcionam com realizações socioculturais do uso da língua portuguesa e (iii) a competência pragmática, através da compreensão ou da produção de atos de fala que contribuam para o domínio do discurso, da coesão textual e da coerência discursiva.

Cada uma das partes 1 e 2 contém 5 exercícios, que são corrigidos automaticamente pela plataforma. A parte 3 contém também propostas de atividades que podem ser corrigidos pelo/a professor/a do/a aluno/a, acompanhadas pelos Encarregados de Educação ou por outros familiares.

Em cada uma das fichas, encontra-se também disponível um separador – Vais aprender – com os conteúdos lexicais e gramaticais trabalhados nessa ficha.